LEITE X BEBIDA DE SOJA
Será que dá no mesmo tomar um copo de leite ou um de bebida de soja? Em termos de saciedade, até que sim. Mas para quem está preocupado com o cálcio e com a qualidade das proteínas, não.
“Bebidas à base de soja são alternativas para as pessoas que não podem consumir leite, mas não o substituem em termos nutricionais”, afirma Maria Fernanda Elias, nutricionista, doutora em Nutrição Humana pela Universidade de São Paulo e Membro da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região).
Ela explica que o leite e seus derivados, como iogurte e queijo, são as principais fontes de cálcio e de vitaminas A, B2 e D na nossa alimentação, por isso devem ser incluídos em uma dieta equilibrada. “A bebida de soja tem uma quantidade semelhante de proteínas, mas o leite leva muita vantagem na oferta de cálcio”, completa a nutricionista Lara Natacci, membro da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição).
Um copo de 200 ml de leite integral tem, em média, 231 mg de cálcio, e um de bebida de soja não fortificada, 53 mg. Em relação às proteínas — importantes para a reposição de tecidos, a recuperação da massa muscular e a produção de hormônios –, os dois até têm quantidades parecidas, mas a qualidade faz a diferença a favor do leite. Entre todas as bebidas vegetais, a de soja é a que mais contém proteínas: 6,8 g por copo, enquanto o leite tem 6,4 g.
Só que a proteína do leite, por ter origem animal, tem alto valor biológico porque oferece todos os aminoácidos essenciais para as nossas necessidades. A proteína da soja, por ter origem vegetal, não tem todos esses aminoácidos. Por isso, quem o consome precisa buscar os que faltam em outros alimentos.
As proteínas do leite têm grau máximo de qualidade, de acordo com o PDCAAS (Protein Digestibility – Corrected Amino Acid Score), indicador estabelecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e pela Organização Mundial da Saúde) para atestar a qualidade proteica. Tanto que podem ser comparadas à albumina, presente na clara do ovo e considerada o padrão-ouro nesse quesito.
A quantidade de proteínas também é importante para quem está tentando controlar o peso, uma vez que elas nos deixam saciados por mais tempo. Quanto às calorias, o alimento mais “magro” de todos é o leite desnatado (70 calorias), seguido pela bebida de soja (112) e pelo leite integral (125).
Mas, no supermercado, é sempre bom conferir o rótulo para checar esse número, que pode variar de acordo com o produto. “A bebida de soja em geral tem açúcar ou adoçante para ajustar o sabor”, afirma Lara.
A soja tem uma peculiaridade, que é a presença da isoflavona, uma substância que imita o hormônio estrógeno e, por isso, ajuda a combater os efeitos da menopausa nas mulheres. A bebida vegetal, porém, não oferece esse benefício. “A quantidade de isoflavona na bebida de soja é pequena. É melhor consumir a proteína isolada de soja”, esclarece Lara.
Fonte: Leite faz seu tipo