DICAS PARA COZINHAR COM AS CRIANÇAS
Vamos colocar a mão na massa com a criançada? Os novos hábitos chegaram para provar que podemos ter em casa pequenos aprendizes que se tornam grandes aliados quando o assunto é cozinhar. Além de ajudar no vínculo familiar, a atividade pode ser divertida e benéfica para todos os lados.
Apresente os utensílios e ingredientes para cozinhar
Separar um tempinho para mostrar os utensílios usados e explicar para que servem, ajudam na hora de prepararem juntos as receitas. Lembrando sempre de compartilhar utensílios que não apresentem riscos para eles. Potes, colheres e materiais de plástico ou silicone podem ser explorados pelas crianças sem riscos!
Isso vale também para os ingredientes pois dependendo da mistura, podem arder na pele e machucar. Uma sugestão é preparar uma sessão degustação para que os pequenos sintam o gosto dos ingredientes e toquem em todos os materiais que utilizarão juntos. Essa ação beneficia o desenvolvimento sensorial e criativo deles.
Dica extra: é legal explorar o momento da limpeza dos utensílios e locais de preparação da receita (pias, bancadas e fogão), lembrando da importância de manter o ambiente da cozinha higienizado.
Escolha receitas fáceis para cozinhar
Essa dica parece óbvia mas na prática nem tanto! Aqui, é interessante analisar a idade das crianças e combinar com a complexidade da receita. Lembrando que o que pode ser fácil pra nós, pode não ser tão fácil assim para os pequenos. Por isso, opte por receitas mais simples que não exijam mexer com fogo ou frigideiras para começar. Mas é claro, que seja um prato que eles queiram comer! A partir daí, conforme forem cozinhando juntos e construindo laços de confiança, explore novas receitas.
Dica extra: deixe eles provarem o que está sendo preparado. Raspar a tigela da massa de um bolo torna toda a experiência mais divertida para todos.
Não cobre perfeição
Erros acontecem! Caso aconteça uma sujeira das grandes, dependendo da idade, a criança ainda não tem a coordenação motora 100% controlada e não adianta repreender a ação. Relaxe, explique o porque aconteceu e limpem juntos!
Também não podemos exigir perfeição na execução das receitas. Se um biscoito sair torto ou o bolo ficar murcho, não tem problema! É o momento ideal para ensinar que eles podem aprender com os erros e aperfeiçoar técnicas para as próximas etapas.
A diversão não acaba só na preparação, não!
Depois da receita pronta, é hora de lavar a louça! E os pequenos também ganham tarefas apropriadas para a idade de cada um. Seja secando os utensílios utilizados, guardando nos armários e gavetas ou até mesmo aprendendo a retirar a gordura das panelas, tigelas e espátulas. A dica mais importante nesse passo é tornar esse momento “chato” em algo divertido. Separe uma playlist animada e deixe tocando. No final de tudo, recompensar com algum doce ou salgado da escolha deles é uma ótima opção também!
Nunca é tarde para começar, então, separe as receitas e chame as crianças para a brincadeira!
Não esqueça de registrar o momento e marcar a Mococa nas redes sociais, hein!Continue acompanhando as novidades e curiosidades seguindo @mococa_oficial no Instagram.