LEITE: ALIADO CONTRA O DIABETES
Além de ser uma excelente fonte de cálcio, o leite também pode trazer outro benefício à nossa saúde: o de ser um aliado contra o diabetes tipo 2, graças a um dos componentes de sua gordura. “Várias pesquisas feitas desde 2010 avaliam a relação entre o ácido palmitoleico, presente na gordura do leite, e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Algumas encontraram relação negativa entre essas duas variáveis, e outras não encontraram associação alguma”, explica a nutricionista Barbara Peters, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Uma dessas pesquisas aponta que a presença de um alto nível de ácido palmitoleico no sangue reduz em 62% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. “Essa foi a conclusão do estudo mais famoso sobre a relação entre o leite e o diabetes”, explica Barbara. “E esses mesmos indivíduos eram aqueles que ingeriam maior quantidade de leite e de seus derivados integrais.”
Esse composto não é produzido por nosso organismo, portanto só pode ser obtido por meio da nossa alimentação. Os derivados do leite, como o queijo, o iogurte e a manteiga são outras fontes do ácido palmitoleico.
Nesse mesmo estudo, os autores observaram que os indivíduos com maiores níveis de ácido palmitoleico no sangue também apresentaram melhores níveis de colesterol e de triglicérides no sangue, menor resistência à insulina e menor gordura corporal.
Fonte: Leite Faz Seu Tipo