Mococa: A terra do puro leite celebra 166 anos de história
A história da cidade se mistura com a marca da vaquinha internacionalmente conhecida.
São Paulo, abril de 2022 – Recordar a história da MOCOCA, empresa de produtos alimentícios, é recordar também a história do município de mesmo nome, que completa no próximo cinco de abril, 166 anos de existência.
Segundo a tradição, o topônimo Mococa surgiu em 1844, quando o capitão–mor Custódio José Dias, que estava no local para caçar, proferiu a frase: “Olhem aí para a mocoquinha”, referindo-se as casas de pequeno esteio do lugar.
Por isso, no hino da cidade, os mocoquenses cantam com alegria o trecho “do alto do Cruzeiro, se avistavam casinhas singelas, e se dizia que elas, as casinhas se chamavam MOCOQUINHAS. Teu nome, então, MOCOCA, daí surgiu num brado, e logo se espalhou ao povoado”, contando a sua principal característica.
A história do município vai de encontro com uma trajetória de vida importante para a economia local. Em 1919, Dona Izabel do Prado Barretto, fundadora da Mococa, recém-viúva e com os seus três filhos para criar, chegou à cidade e fundou a empresa que beneficiaria a todos da região.
Com uma batedeira de manteiga e uma prensa de madeira nas mãos, Dona Isabel iniciou a produção do seu primeiro grande produto a Manteiga Mococa. A produção artesanal vendida de porta em porta, logo começou a atrair os olhares de outras regiões, além olhos internacionais, ganhando admiração e premiações com medalha de ouro pela sua excelente qualidade.
De lá para cá, diversos outros produtos foram incorporados ao catálogo da Mococa S/A, consolidando a qualidade e tradição da marca, que foi pioneira em muitos momentos, como em 1947, quando teve a primeira máquina suíça de empacotar manteiga na indústria nacional ou ainda, quando se tornou a primeira indústria do Brasil a produzir leite em pó (1956) e também a primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak (1985).
A história de conquistas da Mococa S/A se une à cidade, que hoje, faz parte do Circuito Café com Leite e é reconhecida pelo turismo rural com mais de 25 fazendas históricas espalhadas pela região. Dentre os pontos culturais e turísticos que o município oferece aos visitantes estão: os casarões coloniais, a Igreja Matriz de São Sebastião, a Casa da Cultura Rogério Cardoso, o Museu de Artes Plásticas Quirino da Silva, as fazendas centenárias e o teatro Municipal.
Parte da vida de muitas famílias, a Mococa S/A leva o nome da cidade para o mundo, além do sentimento de carinho e tradição. A vaquinha utilizada em alusão ao “puro leite” da Mococa tornou-se também não apenas a mascote da empresa, quanto também da cidade, que conta com 400 colaboradores mocoquenses, valorizando assim, a economia local. Com uma tradição centenária, cidade e marca são reconhecidas pela sua qualidade e riqueza histórica: passada de geração em geração, como uma deliciosa receita.
Sobre a Mococa
Fundada em 1919, a Mococa está presente há mais de 100 anos nas casas dos brasileiros, com produtos de qualidade e tradição. Nascida como uma empresa familiar de produção artesanal de manteiga, a marca centenária preza por matérias-primas de alto nível para garantir qualidade e consistência em todos os produtos. Ao longo de um século de atuação, a companhia se modernizou, investiu em tecnologia e expandiu para todo o território nacional, além de América Latina, Central, Estados Unidos, África, Arábia Saudita e Japão. Atualmente, tem em sua linha de produtos condensados, cremes, achocolatado, queijo ralado, coco ralado, leite de coco e manteiga. Seu portfólio é sinônimo de momentos de afeto, qualidade e confiança, que acompanha o dia a dia das famílias há gerações. A Mococa tem sua sede e fábrica localizadas na cidade de mesmo nome que originou a marca, no interior de São Paulo, onde emprega cerca de 400 colaboradores.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Larissa Leão | Jéssica Maia | Maira Manesco