OS BENEFÍCIOS DOS MINERAIS
Não é segredo que o leite é uma das melhores fontes de cálcio que existem. O que nem todo mundo sabe, porém, é que ele também é rico em outros minerais importantes, como o selênio, o magnésio e o zinco, que reforçam nosso sistema imunológico, reparam nosso DNA e até ajudam a reduzir a asma.
O selênio é importante para a nossa saúde porque reforça o sistema imunológico e é um nutriente antioxidante, além de atuar na síntese e no reparo do DNA. “Estudos mostram que esse mineral protege contra muitos tipos de câncer e pode proteger o organismo contra a asma”, explica a nutricionista Bárbara Peters, professora e orientadora no programa de pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
O ideal é ingerir 55 mcg de selênio por dia por meio da alimentação. “Considerando que o leite apresenta de 50 a 100 mcg de selênio por litro, este pode ser considerado uma excelente fonte de selênio”, explica Bárbara.
Minerais importantes no leite
Outro mineral importante presente no leite é o magnésio. Como o selênio, ele tem um papel importante na redução da asma, e sua deficiência tem sido associada à aterosclerose (inflamação que resulta na formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede de artérias, como a do coração e a do cérebro), aponta a nutricionista no artigo “O Papel do Leite na Alimentação – Cálcio e Outros Nutrientes”.
Já o zinco faz parte de várias enzimas e desempenha diversas funções no organismo, pois atua no reparo do DNA, no crescimento e na replicação das células, no sistema imunológico e na atividade hormonal. “O leite é uma boa fonte de zinco. Sua biodisponibilidade é melhor do que nos alimentos vegetais”, afirma Bárbara.
Fonte: Leite Faz Seu Tipo