Como economizar ao comprar produtos lácteos
A melhor escolha envolve preço, rendimento e qualidade dos ingredientes
É muito natural que ao abrir um pequeno negócio, o microempreendedor tenha diversas dúvidas sobre como organizar as suas finanças para começar a ver o seu projeto dar lucros e rendimentos, fazendo valer a pena todo o esforço empregado desde o início desse planejamento.
No entanto, além de avaliar a precificação de mercado, oferecendo produtos e serviços com valores competitivos para atrair a demanda e não ficar atrás dos concorrentes, é preciso analisar os seus custos com despesas. Ou seja, mapear os valores que você está gastando com energia, ingredientes, comunicação e entrega, por exemplo, para verificar se o seu negócio está gerando lucro ou prejuízo.
Para aumentar a rentabilidade de negócios pequenos, médios ou grandes, é necessário fazer um planejamento estratégico que determine as suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo com relação à sua gestão financeira. Economizar na compra de ingredientes pode parecer uma ação singela, mas que, se bem gerenciada, será um pilar valioso para o seu crescimento empresarial.
Está gostando do conteúdo? Continue lendo o artigo.
Dicas de como economizar na compra de produtos lácteos
- Conheça diferentes fornecedores e escolha aqueles que te ajudem nos aspectos de qualidade, rendimento e preço: ao avaliar os fornecedores de produtos lácteos, é importante ter em mente que nem sempre o produto mais caro é o melhor, da mesma forma, não se pode deixar enganar por produtos com valores extremamente mais baixos que os seus concorrentes. É importante avaliar a marca e ter certeza que os ingredientes oferecem rendimento, tem boa procedência e qualidade, além de ter um preço que te ajude a constituir uma margem de lucro.
- Mantenha-se conectado às promoções dos seus fornecedores preferidos e pesquise ofertas e descontos em diferentes pontos de venda: depois de escolher os fornecedores dos seus ingredientes, é hora de buscar oportunidades de conseguir comprar os seus produtos lácteos por valores mais baixos. As promoções podem ser divulgadas em mercados, atacadistas, sites etc., e é fundamental que você siga os perfis e acompanhe semanalmente estes canais de vendas para aproveitar períodos promocionais.
- Estabeleça parcerias com outros microempreendedores para buscar melhores condições de compra: em algumas regiões, é possível encontrar microempreendedores dispostos a estabelecer uma parceria e comprar com desconto de distribuidores, a fim de vender uma quantidade maior de produtos lácteos. Pesquise essa opção.
- Controle o seu estoque com sabedoria: produtos lácteos, geralmente, têm um prazo curto de validade. Mais do que economizar na hora de comprar os seus ingredientes, é importante gerenciar o seu estoque de maneira eficiente, utilizando sempre os produtos que estão com a validade mais próxima e não perder produtos, o que gera prejuízos para os negócios.
Conselho extra: não abra mão da qualidade dos produtos lácteos!
Por mais que economizar seja um dos objetivos aqui para aumentar a rentabilidade do seu negócio, os ingredientes são fundamentais para oferecer a melhor experiência de consumo para o seu cliente. Ingredientes ruins podem danificar para sempre a imagem do seu negócio, e aquele consumidor que teve uma experiência negativa, além de dificilmente dar uma nova chance, pode divulgar essa péssima experiência e afastar outros consumidores.
Gostou das indicações? Aproveite para conhecer a linha Food Service da Mococa: https://www.mococa.com.br/produtos/food-service/.