Qual a diferença entre mistura de creme de leite e creme de leite leve UHT?
A distinção está principalmente na composição e no teor de gordura
Atualmente muito se fala nas diferenças entre as composições dos cremes de leite e, principalmente, se questiona a qualidade da mistura de creme de leite, além das nomenclaturas no mercado que podem acabar confundindo o consumidor.
Basicamente o que muda entre esses produtos geralmente é o teor de gordura entre os dois.
Quer saber mais sobre a produção desse tipo de produto e como incorporá-lo no dia a dia em suas receitas? Continue lendo o nosso artigo especial!
Entenda as diferenças entre creme de leite leve UHT e mistura de creme de leite
A diferença entre a mistura de creme de leite e creme de leite leve UHT está principalmente na composição e no teor de gordura. Vamos detalhar a seguir cada um deles:
A mistura de creme de leite geralmente é um produto que combina creme de leite com outros ingredientes, como espessantes e estabilizantes. Pode conter leite reconstituído ou parcialmente desnatado e o teor de gordura varia bastante, mas tende a ser mais baixo que o do creme de leite tradicional. A porcentagem exata depende do fabricante, mas frequentemente está abaixo dos 20%.
Já o creme de leite leve UHT (Ultra High Temperature) é um produto que foi submetido a um processo de esterilização a alta temperatura para aumentar sua durabilidade sem a necessidade de refrigeração antes de aberto. Este produto contém apenas creme de leite com uma porcentagem reduzida de gordura. Geralmente está entre 10% e 20%. Essa redução no teor de gordura em comparação ao creme de leite tradicional faz com que o produto seja chamado de “leve”.
Produção de mistura de creme de leite na Mococa
Nos centros de processamento de laticínios, a tecnologia é fundamental para otimizar cada fase do processo. Equipamentos avançados, como pasteurizadores eficientes e sistemas automatizados de embalagem, garantem a qualidade do produto final e reduzem o desperdício. A rastreabilidade também é melhorada, permitindo o monitoramento de cada lote desde a matéria-prima até o produto final.
Segundo Airton Silva, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Mococa, o processo UHT (Ultra High Temperature) é uma técnica de esterilização de alimentos, especialmente aplicada ao leite. “Consiste em aquecer o leite a uma temperatura entre 130°C e 150°C por 2 a 4 segundos, seguido por um resfriamento rápido a menos de 32°C. Este método, uma forma rápida de pasteurização, elimina micro-organismos indesejados”, explica.
O especialista destaca ainda que a qualidade do produto deve ser garantida desde a produção até o acondicionamento, utilizando embalagens compostas por várias camadas, como papel kraft, alumínio e polietileno, para assegurar o envase correto. “É necessário cuidado desde a saída da fábrica até a chegada ao consumidor, pois se uma dessas camadas for rompida e houver contato do ar com o produto interno, ocorre a contaminação”, complementa.
A Mococa utiliza esterilizadores UHT de última geração, com alta capacidade. O sistema possui um compartimento de segurança (tanque estéril) que pode armazenar várias toneladas de produto, evitando a necessidade de reaquece-lo caso de paradas de emergência, o que é menos agressivo ao produto.
Se você quer saber mais sobre a importância da segurança alimentar na produção de laticínios, acesse: https://www.mococa.com.br/seguranca-alimentar-laticinios/