Pequeno negócio: como se destacar da concorrência

como-se-destacar-da-concorrencia-alimentos

Diferenciar-se da concorrência pode ser desafiador, principalmente para o pequeno negócio. Para se destacar, é preciso oferecer um produto ou um serviço de qualidade, que agregue valor ao cliente e que seja diferente do que os outros oferecem normalmente.

Neste artigo, compartilharemos sete dicas para ajudar pequenos empresários a ganharem seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Para te auxiliar nessa empreitada, confira:

Veja 7 dicas estratégicas para o pequeno negócio se destacar da concorrência

1. Conheça o seu público-alvo profundamente: antes de qualquer coisa, é essencial entender quem são os seus clientes. É importante conhecer as necessidades, os desejos e os problemas do seu público. Isso permitirá que você adapte seus produtos ou serviços para atender às demandas específicas de seus clientes.

2. Invista em marketing digital: o marketing digital é uma ferramenta poderosa para pequenos empreendedores. Crie um site profissional, apresente redes sociais relevantes para o seu público e invista em estratégias de SEO e publicidade on-line. Isso aumentará a visibilidade de sua marca e ajudará a atrair novos clientes.

3. Ofereça um atendimento ao cliente excepcional: o atendimento ao cliente é uma maneira eficaz de se diferenciar da concorrência. Responda rapidamente às dúvidas      e às preocupações dos clientes, seja cortês e respeitoso, e esteja disposto a resolver problemas de forma eficaz. Clientes satisfeitos são mais propensos a voltar e recomendar sua empresa para outros.

4. Não tenha medo de mudar: a inovação é fundamental para se destacar no mercado. Esteja sempre em busca de maneiras de melhorar seus produtos ou serviços e não tenha medo de mudar, pois inovar é uma ótima maneira de se destacar. Faça pesquisa com clientes e esteja disposto a fazer melhorias e ajustes com base nele.

5. Cuide da qualidade: a qualidade é um fator crucial para ganhar a confiança dos clientes. Certifique-se de que seus produtos garantem serviços ou sejam de alta qualidade e consistentes. Uma marca de qualidade confiável pode ser uma vantagem competitiva poderosa.

6. Colabore com parceiros estratégicos: considere parcerias estratégicas com outras empresas que complementam o seu negócio. Isso pode ampliar sua base de clientes e criar oportunidades para promoções conjuntas. Lembre-se de que, em parcerias, a escolha do parceiro certo é crucial.

7. Aprenda com a concorrência: não subestime a importância de estudar seus concorrentes. Aprenda com o que eles fazem bem e identifique as áreas em que você pode se destacar. Esteja sempre atento às tendências do mercado e às estratégias da concorrência para se manter relevante.

Como se manter sendo uma pequena empresa

No início do ano o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgou alguns dados preocupantes: o levantamento destacou que os MEIs possuem a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, com aproximadamente 29% deles encerrando suas atividades após 5 anos.

No entanto, com o preparo e as estratégias adequadas, além de muita persistência e determinação, é possível chegar longe! Para isso, o ideal é utilizar a criatividade criando experiências únicas para o seu público, com uma ótima estratégia para se diferenciar positivamente dentro do seu ramo de negócio.

É importante ter em mente também que nem sempre o sucesso virá da noite para o dia, é preciso muita dedicação. Por isso, o ideal é sempre se atualizar e buscar novidades que sejam interessantes para o seu público.

Confira receitas diferenciadas e deliciosas de pudim para oferecer como sobremesas no cardápio do seu negócio: https://www.mococa.com.br/receitas/festival-do-pudim/

Nossa história

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

2003

Nova direção
É comprada pelo Grupo Kremon, iniciando uma nova fase.

2003

Nova direção
É comprada pelo Grupo Kremon, iniciando uma nova fase.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2014

Embalagem especial
Embalagem homenageando nossos produtores de leite.

2014

Embalagem especial
Embalagem homenageando nossos produtores de leite.

2016

Novo Visual
A Vaquinha Mococa é reformulada!

2016

Novo Visual
A Vaquinha Mococa é reformulada!