Saiba o que não pode faltar no planejamento anual do seu negócio
Confira as dicas essenciais para você planejar seu 2024 e ter sucesso
O sucesso de um negócio depende muito da forma estratégia com que os gestores fazem o planejamento, seja a curto ou longo prazo. Por isso, pensar em um planejamento anual e seguir algumas regras para estabelecer metas é fundamental para que se conquiste resultados que possam ser mensurados.
O primeiro passo para quem trabalha com confeitaria e panificação de forma autônoma é regularizar a situação perante o governo, ou seja, caso o seu faturamento anual seja de até R$ 81 mil, você pode se enquadrar como Microempreendedor (MEI). Fazer o enquadramento dentro da legislação é muito importante, pois além de comprovar a sua atividade, te oferece benefícios, como a aposentadoria quando chegar o momento certo. Vale destacar que, atualmente, o imposto mensal do MEI está entre R$ 65,00 e R$ 73,00, a depender da sua atividade.
Depois da regularização da atividade, é hora de planejar o seu negócio para que ele te dê lucro e cresça. Vamos começar?
Planejamento anual: como melhorar os seus resultados em 2024!
1. Defina objetivos claros, tangíveis e alcançáveis:
Comece identificando os seus objetivos gerais. Se for aumentar as vendas, conquistar novos clientes ou expandir a variedade de produtos, para cada um, é preciso ter metas claras que guiarão um planejamento consistente.
2. Divida o seu ano em fases:
É mais fácil organizar um plano longo mensurando cada período em etapas. Uma sugestão é dividir o ano em trimestres para facilitar a organização. Cada trimestre pode ter um foco específico. Pense em parcerias, eventos, promoções e até nas sazonalidades, como a Páscoa e a festa junina.
3. Dica para o primeiro trimestre: chame a atenção do consumidor:
Que tal começar 2024 com novos clientes? Promoções, descontos e lançamentos de produtos sazonais devem criar um impacto positivo. Além de se preocupar em fidelizar os antigos clientes, começar o ano com novos é sinal de sucesso.
4. O que fazer no segundo trimestre? Aproveite as temáticas:
O segundo semestre traz muitos eventos sazonais, como o Dia dos Namorados ou as festas juninas, que podem ser fundamentais para criar ofertas especiais. A promoção nesses períodos temáticos atrai um público que, muitas vezes, pode não conhecer o seu estabelecimento e negócio. Invista, principalmente, na divulgação dessas promoções.
5. Terceiro trimestre: aproxime-se do seu público:
Que tal aproveitar a oportunidade para entender melhor os seus consumidores e explorar parcerias com negócios locais? Aproximar-se do seu público é valioso e pode te dar insights interessantes. Você pode aproveitar para participar de eventos na sua região e levar seus produtos.
6. Natal e fim de ano: aproveite para fechar 2024 com as principais datas comemorativas:
Agora é o momento de aproveitar para vender mais doces e salgadinhos para o seu público. Invista em embalagens e produtos que remetem a estas datas, certamente, seu público estará procurando por opções assim. Aproveite para desenvolver pacotes especiais, crie produtos sazonais e ofereça descontos para clientes fiéis. Antecipe-se à demanda natalina.
7. Não se esqueça das estratégias de marketing on-line:
As redes sociais são parceiras de todos os empreendedores, independentemente do seu porte. Invista em marketing, faça fotos irresistíveis dos seus doces, atualizações regulares e não se esqueça de interagir com os clientes que podem te ajudar a construir uma presença on-line sólida.
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