QUANTO LEITE TEM NO CHOCOLATE?
Chocolate é uma delícia, ainda mais com aquele toque de cremosidade que só o leite sabe dar. Mas quanto leite será que a receita leva para ele ficar assim tão sedoso?
Para começar, todo chocolate é feito a partir da amêndoa do cacau. Depois de ser torrada e moída, ela vira a massa de cacau, composta pela manteiga e pelo pó. Em geral, as barras, os bombons e os ovos de Páscoa são feitos com base nessa massa, à qual também são misturados outros ingredientes, como leite, açúcar, baunilha, castanhas e até uva passa — para quem gosta. No Brasil, só pode ser chamado de chocolate o produto que tenha, no mínimo, 25% de sólidos que venham do cacau, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O ao leite e o branco são mais cremosos exatamente porque levam bastante leite. Para ser caracterizado como “ao leite”, ele deve ter de 12% a 14% de leite — tanto faz se for em pó, líquido ou condensado –, enquanto o chocolate branco tem ao menos 14% de leite na massa. Já o chocolate amargo nem sempre contém leite em sua composição, por isso parece ser um pouco mais duro ao morder do que os outros dois tipos.
Confira, abaixo, o que vai em cada um dos tipos de chocolate.
Fonte: Leite Faz Seu Tipo