Tendências 2024: descubra o que vai bombar na gastronomia no próximo ano
Tendências 2024: descubra o que vai bombar na gastronomia no próximo ano
O comportamento do consumidor em 2023 pode ditar novas tendências de mercado
2023 foi um ano em que muitos alimentos se destacaram nas padarias e nas confeitarias, como o croissant, a massa folhada e, até mesmo, a volta da tendência de consumo de bolos tradicionais com personalizações para festa.
Para 2024, as confeiteiras e as microempreendedoras devem ficar atentas ao que a demanda tem buscado. O comportamento do consumidor, certamente, é responsável por pautar quais serão as principais tendências do próximo ano e que tipo de ingredientes farão parte da rotina desses profissionais.
Para 2024: quais as tendências no universo da alimentação
Folhados e semifolhados recheados
A confeitaria tradicional, que traz muita bagagem da culinária francesa, deve seguir firme e forte em 2024. Para trazer diferenciais aos croissants e mil-folhas, por exemplo, os recheios devem ter um destaque especial. No fim de 2023, o doce de leite, as nozes e o pistache chamaram a atenção dos consumidores. Para 2024, eles devem se manter como favoritos, por isso, não podem faltar no seu estoque.
Massa madre: a fermentação natural como segredo para o sabor
Sabe aquele sabor marcante que ressalta a qualidade das massas de bolos e pães? Provavelmente, o fermento utilizado para a produção destes itens foi o natural. Uma tendência para padarias e confeitarias que querem se destacar perante a concorrência é estudar a fermentação natural e incorporá-la em diferentes tipos de produtos. Que tal testar esse tipo de massa na próxima produção de Colomba Pascal, na Páscoa? O momento de se planejar é agora!
Alimentação fit e saudável
Desde a época da pandemia, os consumidores estão buscando alternativas para consumir produtos com baixa caloria e melhorar sua alimentação pensando na questão da saudabilidade. Por isso, ter opções saudáveis no cardápio, deve se manter primordial para o ano de 2024.
Alimentação rápida para pausas no dia a dia
Outra oportunidade de consumo que tem se destacado é o momento de pausa. A alimentação rápida, também conhecida como hora do lanche, pode ser uma oportunidade para você introduzir alguns produtos na rotina do seu cliente. Da mesma forma que a saudabilidade tem sido bastante valorizada, um estudo de mercado da Euromonitor divulgado em outubro de 2023, aponta que esses snacks que estão em alta podem ser saudáveis, como barrinhas de cereais, shakes proteicos etc.
Atenção redobrada à embalagem e às suas informações:
Outro ponto de destaque envolve a forma como os produtos são alimentados. Além de buscar saudabilidade, os consumidores também estão avaliando muito bem as marcas de quem eles compram. Isso significa que, cada vez mais, a sustentabilidade tem aumentado em razão da escolha dos produtos e das marcas do dia a dia.
Além das pessoas buscarem comprar embalagens mais fáceis de serem recicladas, com menos plástico, elas também estão exigindo mais das informações que são apresentadas. É preciso destacar itens como a validade dos produtos e os seus ingredientes, pois é uma demanda atual dos consumidores, de acordo com pesquisa realizada pela empresa global Kerry.
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