Tipos de clientes: você conhece o seu consumidor?
Identificar os tipos de clientes que compram com você é fundamental para criar estratégias eficientes com soluções que façam sentido para o negócio, independentemente do segmento de atuação.
Entender os seus clientes ajuda a criar soluções e produtos personalizados, a fim de atendê-los da melhor forma, criar uma identificação e consequentemente a fidelização desse público.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo o nosso artigo sobre o assunto!
Pesquisa para identificar os tipos de clientes: como montar um questionário
Na hora de montar um questionário para identificar os tipos de clientes que buscam o seu negócio, seja ele uma doceria, pequena empresa de salgados, bolos, pães, etc., é essencial ter alguns cuidados.
Para começar, é importante explicar brevemente qual é o propósito do questionário, que pode ser realizado de várias formas diferentes. Outro ponto importante é agradecer antecipadamente pela disponibilidade da pessoa em participar da pesquisa de satisfação e também assegurar a confidencialidade das respostas. Confira a seguir algumas dicas para montar o seu:
Objetividade: evite perguntas muito longas ou complexas.
Resposta anônima: assegure que as respostas são anônimas.
Clareza e simplicidade: mantenha as perguntas claras e diretas.
Diversidade de perguntas: use uma combinação de perguntas de múltipla escolha, escala de avaliação e respostas abertas.
Tamanho do Questionário: mantenha o questionário curto para não cansar o respondente.
Para iniciar o questionário de pesquisa é preciso fazer introdução com o cliente, bem como a informação de que não levará mais do que cinco minutos e que auxiliará a melhorar os seus produtos e serviços.
Um questionário claro, objetivo e curto para identificar os perfis de clientes é essencial e garantirá uma maior taxa de resposta e fornecerá percepções precisas para uma tomada de decisões que sejam mais estratégicas.
Com ele, será possível obter informações valiosas que ajudarão a personalizar os seus produtos, melhorar o atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.
Como criar estratégias para entender o cliente do seu pequeno negócio
Por se tratar de microempreendedoras, o contato com o cliente costuma ser mais próximo. Com isso, é possível criar estratégias para entender melhor as necessidades de quem consome o seu produto.
O contato costuma ser por WhatsApp ou por outras redes sociais como o Instagram, por exemplo. Daí é possível utilizar algumas ferramentas mais focadas em pesquisa como o Google Forms ou então utilizar as suas redes sociais para trazer percepções do cliente sobre o seu negócio.
Algumas redes sociais possibilitam também criar enquetes, tais como o Instagram que possibilita essa ferramenta nos stories. O WhatsApp também permite criar questionários nas próprias conversas ou também em grupos, e isso pode ser uma boa estratégia para unir os seus clientes em um lugar só e criar promoções direcionadas especialmente para eles.
Até mesmo durante a própria venda presencial em feiras pequenas em condomínios ou porta a porta durante as entregas é possível ter conversas direcionadas a entender se o cliente está gostando de consumir os seus produtos e do atendimento. Assim, é possível melhorar os produtos e serviços.
Gostou das dicas para criar um questionário e identificar o perfil dos seus clientes? Aproveite também para saber um pouco mais sobre como se destacar da concorrência: https://www.mococa.com.br/pequeno-negocio-concorrencia/