Tipos de clientes: você conhece o seu consumidor?

Identificar os tipos de clientes que compram com você é fundamental para criar estratégias eficientes com soluções que façam sentido para o negócio, independentemente do segmento de atuação.

Entender os seus clientes ajuda a criar soluções e produtos personalizados, a fim de atendê-los da melhor forma, criar uma identificação e consequentemente a fidelização desse público.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo o nosso artigo sobre o assunto!

Pesquisa para identificar os tipos de clientes: como montar um questionário

Na hora de montar um questionário para identificar os tipos de clientes que buscam o seu negócio, seja ele uma doceria, pequena empresa de salgados, bolos, pães, etc., é essencial ter alguns cuidados.

Para começar, é importante explicar brevemente qual é o propósito do questionário, que pode ser realizado de várias formas diferentes. Outro ponto importante é agradecer antecipadamente pela disponibilidade da pessoa em participar da pesquisa de satisfação e também assegurar a confidencialidade das respostas. Confira a seguir algumas dicas para montar o seu:

Objetividade: evite perguntas muito longas ou complexas.

Resposta anônima: assegure que as respostas são anônimas.

Clareza e simplicidade: mantenha as perguntas claras e diretas.

Diversidade de perguntas: use uma combinação de perguntas de múltipla escolha, escala de avaliação e respostas abertas.

Tamanho do Questionário: mantenha o questionário curto para não cansar o respondente.

Para iniciar o questionário de pesquisa é preciso fazer introdução com o cliente, bem como a informação de que não levará mais do que cinco minutos e que auxiliará a melhorar os seus produtos e serviços.

Um questionário claro, objetivo e curto para identificar os perfis de clientes é essencial e garantirá uma maior taxa de resposta e fornecerá percepções precisas para uma tomada de decisões que sejam mais estratégicas. 

Com ele, será possível obter informações valiosas que ajudarão a personalizar os seus produtos, melhorar o atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.

Como criar estratégias para entender o cliente do seu pequeno negócio

Por se tratar de microempreendedoras, o contato com o cliente costuma ser mais próximo. Com isso, é possível criar estratégias para entender melhor as necessidades de quem consome o seu produto.

O contato costuma ser por WhatsApp ou por outras redes sociais como o Instagram, por exemplo. Daí é possível utilizar algumas ferramentas mais focadas em pesquisa como o Google Forms ou então utilizar as suas redes sociais para trazer percepções do cliente sobre o seu negócio.  

Algumas redes sociais possibilitam também criar enquetes, tais como o Instagram que possibilita essa ferramenta nos stories. O WhatsApp também permite criar questionários nas próprias conversas ou também em grupos, e isso pode ser uma boa estratégia para unir os seus clientes em um lugar só e criar promoções direcionadas especialmente para eles.

Até mesmo durante a própria venda presencial em feiras pequenas em condomínios ou porta a porta durante as entregas é possível ter conversas direcionadas a entender se o cliente está gostando de consumir os seus produtos e do atendimento. Assim, é possível melhorar os produtos e serviços.

Gostou das dicas para criar um questionário e identificar o perfil dos seus clientes? Aproveite também para saber um pouco mais sobre como se destacar da concorrência: https://www.mococa.com.br/pequeno-negocio-concorrencia/

Nossa história

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1919

Dona Izabel Barretto cria a fábrica Mococa, ainda de produção artesanal de manteiga.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1930

Iniciou-se a produção da manteiga em escala industrial.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1947

Pioneirismo: primeira máquina suíça de empacotar na indústria nacional.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1950

Mais uma fábrica

Inauguração de uma nova fábrica em Mococa que até hoje funciona no mesmo endereço.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1956

A Primeira do Brasil a produzir leite em pó.

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1968

Vanguarda
Leite Concentrado em embalagem Tetra Brik

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1977

Sucesso nas mesas
Com tecnologia alemã, a fábrica produzia 1.800 toneladas por mês. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1980

Acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a Mococa inicia a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de café.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1985

Primeira empresa no Brasil a adotar o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak.
O sucesso comprovado leva outro produto para dentro da caixinha: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak. O know-how do campo vai além da matéria-prima leite. A Mococa diversifica sua linha de produtos e inaugura em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1990

Exportação
Mococa conquista mercado internacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1992

O leite vira Doce de Leite, e finalmente temos uma Farinha Láctea 100% nacional.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1995

Nova linha de produtos com cereais
Começou a produzir mingaus, farinha láctea e achocolatado. Mudou a razão social para MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

1999

A empresa é adquirida pelo Grupo Royal Numico, de origem de capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana.

2003

Nova direção
É comprada pelo Grupo Kremon, iniciando uma nova fase.

2003

Nova direção
É comprada pelo Grupo Kremon, iniciando uma nova fase.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2008

Renovação
Inicia-se uma fase de renovação da marca e embalagens.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2011

De volta ao mercado
A volta do Leite e o lançamento do Leite UHT em embalagem Tetra Pak são sucesso.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2012

Resgate da Tradição
Veiculação da nova campanha na TV, rádio, revistas e outdoor.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2013

Inovação tecnológica
Modernização dos parques fabris, melhorando eficiência e produtividade.

Novas Exportações
Exportação para alguns países da América Latina, Central, Estados Unidos e África.

2014

Embalagem especial
Embalagem homenageando nossos produtores de leite.

2014

Embalagem especial
Embalagem homenageando nossos produtores de leite.

2016

Novo Visual
A Vaquinha Mococa é reformulada!

2016

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