VOCÊ CONHECE O BUBBLE TEA?
Chá com leite não é apenas uma bebida para inglês ver. A mistura também é muito comum no sudeste da Ásia, mas com um toque diferente: a adição de bolinhas de tapioca com gosto de frutas. Essa é a receita básica do bubble tea, como a bebida ficou conhecida pelo mundo.
Inventado em Taiwan nos anos 1980, o bubble tea é uma combinação de chá, leite e pobá, bolinhas de tapioca do tamanho de pérolas e com sabor de fruta, mastigáveis, como um tipo de sagu. Para prepará-lo, esses ingredientes são misturados em um copo e agitados ou batidos com gelo no liquidificador para criar as tais bolhinhas que dão o nome à mistura. É assim que o bubble tea vira uma bebida cremosa, que em geral é tomada fria, mas também pode ser servida quente, sempre em copos com um canudo largo, para as bolinhas passarem, parecidos com os de milk-shake.
Sua história começou nos anos 1980, em pequenas vendinhas taiwanesas que faziam a bebida para adolescentes, na saída da escola. Depois de se popularizar na Ásia, o bubble tea chegou à Europa e aos Estados Unidos e agora aporta no Brasil. Em São Paulo, o suco de pobá já era encontrado em alguns estabelecimentos da Liberdade, bairro famoso por abrigar lojas e restaurantes japoneses.
A receita original do bubble tea continha chá preto quente, pérolas de tapioca, leite condensado e xarope ou mel. Depois veio a variação com bolas maiores de tapioca e chá verde de jasmim, além da aromatização com pêssego ou ameixa. Foi daí que surgiu a ideia de agregar frutas de verdade.
Hoje há muitas variações dessa receita: tem gente que põe frutas, raspas de coco, xarope, amêndoas e muitos outros ingredientes, ao gosto do freguês. A própria bolinha de tapioca tem várias versões: em alguns lugares ela é revestida com alga e fica escura, dando outro visual ao copão de bubble tea.
Fonte: Leite Faz Seu Tipo